ADA LOVELACE
Quando iniciamos uma pesquisa sobre as origens de determinado assunto, sempre achamos um precursor, um desenvolvedor ou alguém que criou determinado objeto/procedimentos. No mundo da programação não é diferente. Ao iniciar uma busca na história da programação, o resultado é unânime: Augusta Ada Byron King, mais conhecida como Ada Lovelace, em função de seu título de Condessa. Ela foi a primeira programadora do mundo.
![]() |
Ada Lovelace (1815 - 1852) |
Nascida em 10 de Dezembro de 1815, em Byron, foi a única filha do poeta Lord Byron e Anne Isabella Byron. Sua mãe sempre desenvolveu e despertou o interesse por matemática e lógica na filha, por ter a mãe pertencente a mesma área de atuação, e pela tentativa de Anne para desviar a filha das perigosas tendências poéticas do pai – Ada sempre teve bloqueio por parte da mãe para conhecer o pai e não chegou a conviver com Lord Byron, apenas viu um retrato do pai aos 20 anos, o que lhe fez falta na vida, segundo seus relatos pessoais.
![]() | |||||||
Charles Babbage (1791 - 1871) |
Na carreira, Lovelace foi uma matemática e escritora inglesa responsável por terescrito o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina de Charles Babbage. Na época, Babbage, cientista e também matemático, era responsável pelos esforços na construção e desenvolvimento da Máquina Diferencial, e chamou a atenção de Ada, que desejava contribuir com esses estudos, porém a parceria não ocorreu inicialmente.
Com diversas tentativas de aproximação, Ada conseguiu uma chance com o cientista. Charles entrega um artigo – sobre um seminário que ele abordou os resultados e cálculos da Máquina Diferencial – para traduzir para o inglês e acrescentar seus comentários. Após a finalização da tarefa, Ada obteve um texto maior que o original, surpreendendo Charles. Essas anotações foram publicadas no “The Ladies’Diary”. As notas que foram escritas por Ada foram reorganizadas e classificadas alfabeticamente de A a G, e foi na nota G que estava o primeiro programa/algoritmo de computador do mundo, no qual rendeu a ela o título de primeira programadora da história.
Em artigo publicado no “Boletim BSHM: Jornal da Sociedade Britânica de História da Matemática”, Hollings, Martin e Rice (2017), versam sobre “A educação matemática inicial de Ada Lovelace”, discorrendo sobre as impressões e contribuições de seus contemporâneos, especialmente de seus pares científicos, como Sophia De Morgan, que lembrou que “Miss Byron, por mais jovem que fosse, compreendeu o seu funcionamento e viu a grande beleza da invenção. (De Morgan 1882, 89)
É inegável a contribuição de Ada na área, pois permitiu a abertura das portas para demais cientistas aprimorarem conceitos e desenvolverem novas tecnologias que possuímos nos dias atuais. Além do seu legado, Ada é a prova da importância das mulheres na programação e desconstrói a ideia da dominação masculina na área desde seu início.
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> IMAGENS <<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<
Ada Lovelace - Disponível em https://www.newyorker.com/tech/annals-of-technology/ada-lovelace-the-first-tech-visionary & Acessado em 31/12/2020. (com modificações)
Charles Babbage - Disponível em https://science4fun.info/charles-babbage/ & Acessado em 31/12/2020. (com modificações)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> REFERÊNCIAS <<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<
https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/17498430.2017.1325297 (Acesso em 11/12/2020)
http://www.ime.unicamp.br/~apmat/ada-lovelace/
Comentários
Postar um comentário